Classificação de Jogos e Brinquedos

Classificação de Jogos e Brinquedos e as Dimensões Educativas

A - Atividades lúdicas
1 - jogo de exercitamento (são os jogos sensoriais)
2 - jogo simbólico (jogos de faz-de-conta/ da representação)
3 - jogos de construção (arranjos de peças/ montagem)
4 - jogos de regras simples (jogo de dominó, sequência, loto etc.)
5 - jogos de regras complexas (jogo de azar, de estratégia complexa)

B - Condutas cognitivas
1 - conduta sensoriomotora (repetição/ reconhecimento/ raciocínio prático)
2 - conduta simbólica (ligações imagens e palavras/ pensamento representativo)
3 - conduta intuitiva (pareamento, discriminação de cores, tamanhos, formas, espacial, temporal, associação de idéias)
4 - conduta operatória concreta (classificação, seriação, enumeração, relações espaciais e temporais, conservação, raciocínio concreto)
5 - conduta operatória formal (raciocínio hipotético/ dedutivo/ indutivo)



C - Habilidades funcionais
1 - exploração (jogos de percepções - visual, auditiva, gustativa, olfativa, preensão, deslocamento, movimento dinâmico no espaço)
2 - imitação (reprodução de ações, modelos, palavras, sons; discriminações; memória; coordenação olho-mão; orientação espacial e temporal)
3 - performance (agilidade/ força/ paciência/ memória lógica)
4 - criação (criatividade expressiva)

D - Atividades sociais
1 - atividade individual
2 - participação coletiva (atividade competitiva/ cooperativa)

E - Habilidades linguísticas
1 - linguagem receptiva oral (pareamento verbal/ decodificação verbal)
2 - linguagem produtiva oral (nomeação verbal/ sequência verbal/ consciência da linguagem)
3 - linguagem receptiva escrita (discriminação de letras/ correspondência letra-som/ decodificação silábica, de palavras, de frases)
4 - linguagem produtiva escrita (expressão escrita)

F - Condutas afetivas
1 - confiança (expressão de sentimentos)
2 - autonomia (conhecimento do nome/ corpo)
3 - iniciativa (identificação parental/ diferenciação de sexos/ papéis sociais)
4 - trabalho (identificação extra-familiar)
5 - identidade (procura de uma personalidade)

Importante: o sistema de classificação de brinquedos foi elaborado por Denise Garon, no Canadá. É um modelo de análise informatizada de jogos e brinquedos.

(Texto extraído da apostila da professora Marise Piloto - UCAM/AVM http://www.marisepiloto.com.br/espaco.html )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fendas Fusiformes

Ficha de Anamnese e Avaliação de Voz

Disfonias Funcionais